fbpx

 

A Defensoria Pública da União (DPU) sugeriu, a estados e municípios, que abrigos e centros de acolhimento a moradores de rua forneçam produtos que ajudem a prevenir o novo coronavírus – como o álcool gel.

A DPU propôs, ainda, que pessoas em situação de rua recebam informações sobre como combater o vírus e possam ser acomodadas, sem aglomeração, em locais onde tenham acesso a vestiários e banheiros. Como exemplo, a defensoria cita centros de educação e esportes que estejam com atividades suspensas. O objetivo é permitir que elas façam a higiene básica.

“No atual cenário, é imprescindível que a higiene seja uma prioridade individual e coletiva, como bem vem frisando o Ministério da Saúde. Surge então, uma necessidade ainda maior de que se assegurem aos cidadãos em situação de rua o necessário para que possam proceder sua higienização, e ter seu direito à saúde garantido”, afirma o documento.

No ofício, a DPU mostrou ainda preocupação com moradores de rua que estão no grupo de risco do novo coronavírus – idosos, gestantes, doentes crônicos (com diabetes, tuberculose, doenças renais e respiratórias e HIV). Para estas pessoas, a DPU recomenda que abrigos, alojamentos e centros de acolhimento tenham espaços específicos de acomodação.