Período de inscrição vai até 14 de outubro e cachê será de R$ 1.500. Atividades paralelas ocorrerão no setor até novembro; veja detalhes.
Por Luiza Garonce
Fonte: G1 DF
A 3ª edição do Encontro de Grafite do Distrito Federal convoca profissionais da capital para colorir o Setor Comercial Sul (SCS) entre os dias 26 e 27 de outubro.
O edital de chamamento público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) foi lançado nesta sexta-feira (4) e vai selecionar 60 grafiteiros. As inscrições ficam abertas até 14 de outubro.
Para participar, é preciso ser morador do DF ou do Entorno e comprovar – por meio de portfólio ou currículo – o “desenvolvimento” de, pelo menos, uma intervenção artística em muro, parede, painel ou tapume.
Os artistas selecionados terão uma área de 10 m² para criar no Buraco do Rato e no beco da Quadra 6. Cada um dos contemplados vai receber R$ 1.500 de cachê – como ocorreu na edição do ano passado, quando 70 grafiteiros foram selecionados para pintar no Sol Nascente, em Ceilândia.
Na próxima quinta-feira (10), às 17h, a Secretaria de Cultura fará uma espécie de oficina para orientar os grafiteiros sobre o processo de inscrição e participação no evento. Quem já tiver aderido ao edital poderá revisar o projeto. O encontro será na Sala Pompeu, na sede da pasta, no anexo do Teatro Nacional.
Para o coletivo No Setor, que desenvolve ações culturais e facilita a realização de eventos do segmento no SCS, a proposta do Encontro de Grafite corrobora com a percepção de que, mais que infraestrutura, é preciso reconfigurar a construção imagética que a população do DF tem sobre o setor.
“Passamos por vários governos que fizeram reformas estruturais, mas a imagem do SCS é tão negativa que, depois de dois ou três anos, está tudo abandonado de novo. Precisamos fazer a ‘revitalização’ da imagem do setor na cabeça das pessoas”, disse Caio Dutra, um dos integrantes do coletivo.
“O encontro traz artistas da cidade inteira para deixarem suas marcas nas paredes e, assim, além de estruturar a parte física, a ação acaba convidando as pessoas a enxergarem os potenciais desse espaço.”
Para o Comitê de Grafitti – que propôs a realização do projeto, ainda na gestão passada – além da revitalização dos espaços, o encontro permitirá a profissionalização de grafiteiros e de pessoas em situação de rua que vivem no SCS. Estas vão atuar como equipe de apoio durante todas as atividades do mês.
“Quem se profissionaliza no grafite pode criar, produzir e rentabilizar o trabalho que desenvolve com a arte de rua”, disse Thamiris Flora, membra do Comitê, ao G1.
“Não é só deixar o espaço bonito, mas criar um ambiente mais acolhedor, que estimule o turismo e gere oportunidades para as pessoas que vivem lá. Queremos promover oficinas e visamos projetos maiores, a pintura é só o começo.”
Ações de sensibilização e atividades paralelas
Durante todo o mês de outubro, atividades paralelas ao Encontro de Grafite ocorrerão no SCS. São elas:
- 16 de outubro: a empresa de tecnologia Cabal Brasil, patrocinadora do evento, vai realizar um painel – em conjunto com o coletivo No Setor e com o Comitê Permanente do Grafitti do DF – sobre a importância da arte urbana na transformação da paisagem e da imagem construída sobre o Setor Comercial Sul.
- 23 de outubro: o Espaço Cultural Renato Russo vai abrir uma ação chamada “Grafite-se”, na qual será abordada a história desta arte urbana, a origem desde o picho, o movimento do grafite no mundo e no Brasil, com a presença de artistas da capital.
- 27 de outubro: o baile Forró de Vitrola fará um show a céu aberto no Buraco do Rato por volta das 16h.
Toda a programação será gratuita aberta ao público. Para encerrar oficialmente o ciclo de atividades do Encontro de Grafite, no dia 16 de novembro será realizada uma edição da festa “Afete-se” no Buraco do Rato. O evento pretende marcar a inauguração do espaço após a intervenção artística.
O Encontro de Grafite foi criado em 2017 e passou a integrar a Política de Valorização do Grafite, instituída por decreto em julho de 2018. O projeto é uma idealização do Fórum de Grafite do DF e realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Administração do Plano Piloto, o Comitê Permanente de Grafitti do DF e o coletivo No Setor.