fbpx

Setor de Capacitação Social
Territórios Criativos, Saudáveis e Sustentáveis

A segunda edição do Setor de Capacitação Social irá qualificar e capacitar profissionais interessados em trabalhar no mercado da Economia da Cultura. O curso Territórios Criativos, Saudáveis e Sustentáveis tem enfoque na organização e execução de projetos culturais de ocupação dos espaços, em todas as suas dimensões. O programa também prevê a criação de uma Metodologia de Ocupação e Transformação Territorial e de um Plano Territorial. A ação é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF.

Metodologia

A Metodologia de Ocupação e Transformação Territorial busca sistematizar o modelo de ocupação de espaços públicos, garantindo o direito à cidade sob a  perspectiva de desenvolvimento sustentável da ONU que define cinco eixos: econômico, social, saúde, ambiental e cultural. Os eixos estão listados no conceito criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para nortear o plano de ação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A estrutura consiste em três passos: Mapeamento Comunitário, Planejamento e Construção Participativa e Acompanhamento e Monitoramento.

O território do Setor Comercial Sul é objeto de estudo para construção e validação da metodologia. A história do No Setor, sua relação com o território e a realização de pesquisa e  oficinas com atores que incidem localmente, foram parte do processo de produção das informações.

Plano Territorial

Diante dos desafios apresentados pela população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, propõe-se um Plano Territorial para o mapeamento da qualidade de vida e dos danos ocasionados pelo uso problemático de álcool e outras drogas. O Plano é embasado por uma pesquisa feita junto às pessoas em situação de rua, em diferentes Regiões Administrativas do Distrito Federal, em locais de atendimento destinados a esse público-alvo e mapeados anteriormente pelo Instituto No Setor. A partir desta pesquisa serão propostas ações de redução de danos e de melhoria da qualidade de vida.

O Plano Territorial contou com orientação dos professores Andrea Gallassi e Pedro Jabur para o desenvolvimento da pesquisa, além de espaços de capacitação com a Coordenadora do Projeto, Theresa Raquel para abordagem de pessoas em situação de rua.