fbpx gtag('config', 'AW-681113638');

Sobre Nós

Conheça o que estamos fazendo No Setor

Nossa história

O Instituto No Setor é uma plataforma de transformação do centro de Brasília por meio da ocupação e da ressignificação do espaço público. Ainda enquanto coletivo cultural, o No Setor nasce no início de 2018, trazendo o Setor Carnavalesco Sul como o seu projeto inaugural. O primeiro carnaval integrado à comunidade que mora ou frequenta o Setor Comercial Sul (SCS) foi desenvolvido através da rede de conexões geracionais e culturais dos integrantes do grupo há anos no local. Desde o início, sempre atuamos em coparticipação com a dinâmica do Setor Comercial Sul realizando projetos que são demandas ora do território para o instituto, ora do instituto para o território, tendo como elemento central a humanização das relações. 

Entre 2018 e 2019 foram feitas intervenções em cultura, inovação, turismo, hortas urbanas, debates e ações com moradores de rua intentando influenciar positivamente a vida de cerca de 200 mil pessoas que frequentavam o lugar.  

À medida que o SCS é frequentado, o processo de gentrificação do local é inevitável, portanto, entendeu-se a necessidade de conviver e fortalecer os vínculos com a comunidade em situação de vulnerabilidade social do local, constituída primordialmente por homens de 30 a 59 anos e em situação de rua, que em muitas vezes sofre com o desamparo do estado e depende das organizações da sociedade civil para sua própria subsistência. 

Através da geração de renda em nossos projetos culturais, da criação de projetos sociais, do fortalecimento de vínculo por meio do esporte, da entrega de doações e da convivência com as pessoas em situação de rua, o coletivo compreendeu a necessidade de assumir forma jurídica para pactuar com o estado e com outras organizações da sociedade civil e, em 02 de setembro de 2019, resolveu se consolidar como Instituto, chamando-se de Instituto Cultural e Social No Setor. 

Entes e agentes públicos, culturais, comerciais e sociais do estado e da sociedade civil que fazem parte da história do Setor Comercial Sul hoje reconhecem a importância do trabalho realizado pelo Instituto No Setor. Fazem parte da rede e são parceiros do instituto: a Casa da Cultura da América Latina, a Universidade de Brasília, a Administração Regional do Plano Piloto, o Museu Correios, o SESC Presidente Dutra, a Associação Comercial do Distrito Federal, o Venâncio Shopping, entre outras organizações. 

Em 2020, a realidade de pandemia impôs uma nova compreensão de conjuntura, com a emergência de sanar as demandas de sobrevivência dos moradores que ocupam o local. Além disso, sem perder a essência cultural, os debates foram retomados e, juntamente com o Jornal Jararaca, migrou totalmente para o ambiente online. E um novo canal de informação – Blog No Setor – foi criado para a comunicação com o público. 

A capacidade de se reinventar fez surgir uma nova dinâmica para os integrantes do Instituto que continua se entendendo capaz de colaborar com o movimento de transformação que constantemente modela o cotidiano do setor.

Quem é quem

ARTUR FRANÇA

ARTUR FRANÇA

Mídia e comunicação

Breno Lobo

Breno Lobo

Analista de Dados

Caio Dutra

Caio Dutra

Sócio-fundador

Diego Rodrigues

Diego Rodrigues

Psicólogo da rua

Érica Cidade

Érica Cidade

Assessora de imprensa

Felipe Velloso

Felipe Velloso

Sócio-fundador

Ian Viana

Ian Viana

Sócio e editor do Jararaca

José Salustiano

José Salustiano

Mestre em alvarás

Marília Souto

Marília Souto

Administrativo financeiro

Nana Bittencourt

Nana Bittencourt

Diretora de arte e editora do Jararaca

Leo Cinelli

Leo Cinelli

Arquiteto

Rafael Reis

Rafael Reis

Gerente de projetos

Rogério Barba

Rogério Barba

Diretor social

Contato

Redes Sociais

Email

correio@nosetor.com.br

Endereço

Casa da Cultura da América Latina - CAL UnB
Edifício Anápolis
Setor Comercial Sul, Brasília - DF