fbpx

Sobre Nós

Conheça o que estamos fazendo No Setor

Nossa história

O Instituto Cultural e Social No Setor é uma plataforma de transformação local, e busca tornar o centro histórico de Brasília em uma referência global por meio da cultura, inovação, turismo, humanização das relações e responsabilidade socioambiental. Formalizado no carnaval de 2018, durante o Setor Carnavalesco Sul, o grupo desenvolve projetos próprios, potencializa o de parceiros e difunde todo o trabalho cultural realizado no Setor Comercial Sul, uma das regiões mais antigas de Brasília.

O instituto nasce da certeza de que o SCS tem um grande potencial para influenciar positivamente a vida de milhares de pessoas que transitam, trabalham, moram ou visitam o lugar. Assim, entende-se capaz de colaborar com o movimento de transformação que constantemente modela o cotidiano do setor. 

A seu favor, está o entendimento de que o SCS é o local mais estratégico do Distrito Federal, localizado na zona central, conectado à rodoviária, a estação de metrô, aos Setores Hoteleiros Sul e Norte, Parque da Cidade, Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios.

Nossos projetos

Social

Festuc No Setor

Toda sexta-feira, 19h, um futebol golzinho é erguido na quadra 05 para ser jogado com os moradores do Setor Comercial Sul. A atividade reduz danos psicológicos de quem vive na rua, fortalece a autoestima e cria vínculos. Os parceiros são: Festuc e Ong Futuro Esperança.

Setor de Capacitação Social

Geração de renda por meio de postos de trabalho e oferta de cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade para aumentar o capital social e proporcionar a reinserção no mercado de trabalho.

Escuta e apoio aos moradores de rua

Realização e apoio à projetos de acolhimento e escuta de mulheres e homens que vivem nas ruas do SCS. Caso a caso se busca entender as razões pelas quais as pessoas se encontram em condição de vulnerabilidade e atender no que for possível.

Cultural

Setor Carnavalesco Sul

Criado em 2018, tornou-se rapidamente uma das maiores referências do carnaval do Distrito Federal. Em 2020, consolidou-se como a mais diversificada arena carnavalesca de Brasília, com mais de 50 atrações, dezenas de cortejos, dois palcos e um trio elétrico, e cerca de 100 mil foliões e folionas em cinco dias de festas

Festival Setor Criativo Sul - Virada Criativa

Rede de intervenções em cinco eixos – consciência; inovação e tecnologias; política; direito à cidade; e arte e design – que acontece simultaneamente em vários locais públicos e privados do SCS. Em 2020, a Virada Criativa vai mobilizar uma série de atividades entre painéis, palestras, shows, intervenções urbanas e outras em 24 horas de programação.

CIRCUITO DE EVENTOS NO SETOR

A realização de festas sempre se destacou entre as modalidades de ocupação do SCS. Elas se mantêm e atraem cada vez mais pessoas. O No Setor tem um serviço de emissão de alvarás de uso do espaço público para incentivar a adesão de mais eventos no local, além da realização de eventos próprios.

No Setor Convida

Especialistas, acadêmicos e personalidades artísticas são convidados a apresentar à população as suas experiências sobre assuntos cotidianos. A prática enriquece o próprio debate e atrai um público bastante diversificado. Já tratamos sobre música, saúde feminina, patrimônio dos espaços públicos, literatura, luta antimanicomial, jornalismo cultural, arte e outros.

Meio Ambiente

Hortas Urbanas

A parceria de diversos grupos com lojistas, profissionais de limpeza e moradores da região tem possibilitado a recuperação de espaços subutilizados. Os locais ganham hortas diversificadas com hortaliças, flores, chás, ervas e Plantas Alimentícias Não Convencionais. Os produtos são gratuitos e acessíveis.

Economia Criativa

Feira No Setor

A feira pretende ser um lugar de encontros na cidade, com comida, bebida, moda, arte, comércio e cultura popular. A intenção é estimular a economia criativa, o desenvolvimento do comércio local, as práticas saudáveis, o consumo consciente e a responsabilidade socioambiental.

Turismo

SCS Tour

A história do SCS e de Brasília se misturam na construção da cultura patrimonial e imaterial da cidade. O passeio é a pé por ruas, becos, praças, prédios, arte, história, arquitetura e cultura do Setor Comercial Sul. O trajeto começa na quadra 01, leva cerca de 2 horas perpassando por importantes marcos no centro da capital do país.

Quem é quem

ARTUR FRANÇA

ARTUR FRANÇA

Mídia e comunicação

Breno Lobo

Breno Lobo

Analista de Dados

Caio Dutra

Caio Dutra

Sócio-fundador

Diego Rodrigues

Diego Rodrigues

Psicólogo da rua

Érica Cidade

Érica Cidade

Assessora de imprensa

Felipe Velloso

Felipe Velloso

Sócio-fundador

Ian Viana

Ian Viana

Sócio e editor do Jararaca

José Salustiano

José Salustiano

Mestre em alvarás

Marília Souto

Marília Souto

Administrativo financeiro

Nana Bittencourt

Nana Bittencourt

Diretora de arte e editora do Jararaca

Leo Cinelli

Leo Cinelli

Arquiteto

Rafael Reis

Rafael Reis

Gerente de projetos

Rogério Barba

Rogério Barba

Diretor social

Contato

Redes Sociais

Email

correio@nosetor.com.br

Endereço

Casa da Cultura da América Latina – CAL UnB
Edifício Anápolis
Setor Comercial Sul, Brasília – DF