fbpx

Sobre Nós

Conheça o que estamos fazendo No Setor

Nossa história

O coletivo No Setor é uma plataforma de transformação local, e busca tornar o centro histórico de Brasília em uma referência global por meio da cultura, do turismo, da humanização das relações e da responsabilidade socioambiental. Criado no carnaval de 2018 durante o Setor Carnavalesco Sul o grupo desenvolve projetos próprios, potencializa o de parceiros e difunde todo o trabalho cultural realizado no Setor Comercial Sul, uma das regiões mais antigas de Brasília.

O instituto nasce da certeza de que o SCS tem um grande potencial para influenciar positivamente a vida de milhares de pessoas que transitam, trabalham, moram ou visitam o lugar. Assim, entende-se capaz de colaborar com o movimento de transformação que constantemente modela o cotidiano do setor. Para isso, desenvolve trabalhos em três frentes: emissão de alvarás; divulgação da agenda cultural; e gestão da plataforma de cultura do SCS.

A seu favor, está o entendimento de que o SCS é o local mais estratégico do Distrito Federal, localizado na zona central, conectado à rodoviária, a estação de metrô, aos Setores Hoteleiros Sul e Norte, Parque da Cidade, Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios.

Nossos Serviços

Alvarás

Emitimos alvarás mensais para a realização de festas em vários locais do SCS. O processo acontece junto ao GDF, com a
entrega de cerca de 60 documentos até a autorização. Nós fazemos a parte burocrática, você faz a festa!

Gestão

Oferecemos uma plataforma de promoção, apoio e divulgação da cultura, lazer, turismo, economia criativa, meio ambiente e ações sociais. Conheça nossas ações!

Agenda

Divulgação de todas as atividades culturais, próprias e de parceiros, realizadas no SCS. Confira!

Nossos projetos

Social

Festuc No Setor

Toda sexta-feira, 19h, um futebol golzinho é erguido na quadra 05 para ser jogado com os moradores do Setor Comercial Sul. A atividade reduz danos psicológicos de quem vive na rua, fortalece a autoestima e cria vínculos. Os parceiros são: Festuc e Ong Futuro Esperança.

Setor de Capacitação Social

Oferta de cursos aos moradores de rua da região para aumentar o capital social e possibilitar estímulo e reinserção no mercado de trabalho. Ação em construção.

Escuta e apoio aos moradores de rua

Parceiros como os grupos A Roda, Ong Futuro Esperança, Banho do Bem e outros realizam semanalmente projetos de acolhimento e escuta de mulheres e homens que vivem nas ruas do SCS. Caso a caso se busca entender e atender no que for possível.

Cultural

Setor Carnavalesco Sul

Criado em 2018, se tornou um dos polos mais diversificados, acessíveis e plurais do carnaval do Distrito Federal. De 2018 para 2019, passou de 10 mil para 65 mil foliões e folionas, de 01 para 05 dias de festa, e recebeu 40 grupos artísticos (entre blocos, cortejos, djs) em dois palcos e um trio elétrico.

Festival Setor Criativo Sul

Rede de intervenções em cinco eixos – consciência, política, cidades, inovação e tecnologias e arte e design – que acontece simultaneamente em locais do SCS. Em 2018 mais de 50 atividades (painéis, palestras, oficinas, intervenções, mostras de cinema e shows/festas) ocorreram em áreas públicas e instituições parceiras.

Festas No Setor

A realização de festas sempre se destacou entre as modalidades de ocupação do SCS. Elas se mantêm e atraem cada vez mais pessoas. O No Setor tem um serviço de emissão de alvarás de uso do espaço público para incentivar a adesão de mais eventos no local.

No Setor Convida

Especialistas, acadêmicos e personalidades artísticas são convidados a apresentar à população as suas experiências sobre assuntos cotidianos. Acontecem às quartas-feiras em algum local do SCS (conforme Agenda). A prática enriquece o próprio debate e atrai um público bastante diversificado. Já tratamos sobre música, saúde feminina, patrimônio dos espaços públicos, literatura, luta antimanicomial, jornalismo cultural, arte e outros.

Meio Ambiente

Hortas Urbanas

A parceria de diversos grupos com lojistas, profissionais de limpeza e moradores da região tem possibilitado a recuperação de espaços subutilizados. Os locais ganham hortas diversificadas com hortaliças, flores, chás, ervas e PANCs. Os produtos são gratuitos e acessíveis. Os grupos parceiros são: Aroeira, No Setor, Horta linda, Movimento Brasileiro de Redução de Danos, Mudas para mudar, Mangarandu.

Economia Criativa

Feira No Setor

A feira acontece nos fins de semana e pretende ser um lugar de encontros na cidade, com comida, bebida, moda, arte, comércio e cultura popular. A intenção é estimular a economia criativa, o desenvolvimento do comércio local, as práticas saudáveis, o consumo consciente e a responsabilidade socioambiental.

Turismo

SCS Tour

Passeio a pé por ruas, becos, praças, prédios, arte, história, arquitetura e cultura. A história do SCS e de Brasília se misturam na construção da cultura patrimonial e imaterial da cidade. O trajeto começa na quadra 01, leva 2 horas e é feito em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília.

Quem é quem

Arthur França

Arthur França

Mídia e comunicação

Caco lelis

Caco lelis

Produtor executivo

Caio Dutra

Caio Dutra

Sócio-fundador

Érica Cidade

Érica Cidade

Assessora de imprensa

Felipe Velloso

Felipe Velloso

Sócio-fundador

Felipe Fuentes

Felipe Fuentes

Arquiteto

Ian Viana

Ian Viana

Sócio e editor chefe do Jararaca

Marília Souto

Marília Souto

Administrativo financeiro

José Salustiano

José Salustiano

Mestre em alvarás

Contato

Redes Sociais

Email

correio@nosetor.com.br

Endereço

Casa da Cultura da América Latina – CAL UnB
Edifício Anápolis
Setor Comercial Sul, Brasília – DF