fbpx

cursos de Mobilização de Atores e Atrizes do Carnaval para agentes profissionais

curso performance de rua: corpo-criativo

O “Corpo Criativo” é uma oficina voltada para potencializar a performance do brincante na rua e sua presença cênica, com estímulos a consciência corporal, a visão espacial e a expressividade.

Integrando laboratórios cênicos e rítmicos, danças e brincadeiras populares, o foco é trabalhar a coordenação motora, reflexo, orientação espacial e temporal, sensibilidade, atenção e percepção; ritmo, musicalidade e formas próprias de expressão corporal, além de desenvolver e valorizar o trabalho em grupo, liberar a timidez e a criatividade e fortalecer a identidade e a autoestima do aluno.
As aulas terão duração de 2hs passando por técnicas individuais e coletivas.

curso espaço de não-entendimento

Espaço voltado para fala e escuta sobre alguns dos fundamentos básicos do Carnaval perpassando por reflexões sobre as principais discussões dos movimentos político-culturais e também sobre o resgate da história do carnaval do Distrito Federal, com seus diferentes formatos e propostas. Propõe um intercâmbio de referências, diálogos, pensamentos, expressões e saberes estéticos, performáticos, musicais, cinematográficos e bibliográficos, dentre outros.

A oficineira fará a mediação dessas atividades e vai se responsabilizar pela construção desses encontros junto à avaliação dos temas e formato de trabalho.

curso democratização da política cultural

Este curso pretende facilitar o acesso a informações sobre a construção do carnaval como política pública, buscando os mecanismos para o fortalecimento dessa manifestação cultural como patrimônio de Brasília.

Nesse sentido, o conteúdo aborda as formas de fomento para a continuidade e manutenção do campo cultural; apresenta os principais mecanismos de captação e mobilização de recursos para viabilização desses projetos, com o passo a passo desde a criação do Termo de Abertura; promove o diálogo entre o campo da sustentabilidade e da produção carnavalesca, localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em ações, projetos e políticas inovadoras; oferece ações formativas para os principais atores que atuam na cadeia produtiva do carnaval atuarem como disseminadores das ações; e, por fim, constrói elementos de comunicação popular e emancipadora para a disputa de narrativas do carnaval brasileiro.